13/09/2017

ALMA DE GATO

ALMA DE GATO
PIAYA CAYANA

   Olá, sou a alma de gato. Tenho este nome porque meu canto é parecido com um miado de um gato, mas sou uma ave. Não me confunda, por favor. 

   Meço 50 cm incluindo minha cauda, que por sinal é maior que eu. Sou predador de insetos, lagartas, frutas, ovos, lagartixas e pererecas. Sou vista do México à Argentina e também em todo Brasil em matas, capoeiras e centros urbanos.

   Vivo solitária ou em pares. Meu estado de conservação é pouco preocupante. Eu, femêa, posso botar cerca de 6 ovos. Os ovos tem aparência de mineral. Meu ninho é em forma de uma panela só que rasa, feito de galhos frouxamente entrelaçados. Chamo a atenção por ter um corpo pequeno e uma cauda grande, e pelo som que faço. Sou capaz de imitar o som de outras aves como o do bem-te-vi.

   Eu raramente desço ao solo e sou chamada de muitos outros nomes. Tenho plumagem ferruginêa nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa e escura com as pontas claras, bico amarelo e olhos vermelhos.

   Bom, já falei muito sobre mim, agora vou dormir um pouco. Tchauzinho!!! 

Texto de Lucienne



4 comentários:

No corre-corre danado

Olá!  Faz um bom tempo que não escrevemos, mas esses meses foram corridos e cheios de emoções.  A nossa primeira novidade é que entregamo...